GRUPO DE TEATRO ATORES
Aconteceu na cidade de Osasco na grande São Paulo nos dias 26 e 27 de março, o Congresso Brasileiro de Teatro, evento este muito comemorado por todos, pelo fato de sua ultima realização ter sido em 1979, com o encontro de Arcolezo. O encontro contou com a presença de articuladores e representantes de grupos de teatro de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com a presença da Ministra da Cultura Ana de Hollanda, o Presidente da Funarte Antonio Grassi, e muitas outras personalidades.
Com o objetivo de estabelecer as plataformas de luta da categoria para os longos próximos anos, como: Discutir a Regulamentação imediata da Lei PROCULTURA, definir formas de por fim a privatização dos espaços públicos, enfim criar uma mobilização nacional de valorização ao Teatro Brasileiro.
Em uma discussão calorosa com pouco mais de 200 representantes de todo o país do segmento de teatro, com diversas opiniões, ficaram criada uma Carta de reivindicações e algumas moções a serem entregues no final do encontro a Ministra da Cultura, Ana de Holanda. Uma atenção redobrada ficou por conta da Carta em que se relatou toda a discussão ocorrida entre os dias supracitados, e que se deu ênfase ao Premio Teatro Brasileiro, que por sua vez será uma conquista inegável a todos os teatreiros.
O evento, organizado pela Cooperativa Paulista de Teatro com apoio da Rede Brasileira de Teatro de Rua, entregou a Carta para a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, que declarou publicamente seu apoio à Lei Prêmio Teatro Brasileiro, deixando grandes expectativas aos congressistas presentes.
O presidente da Funarte Antonio Grassi, também demonstrou apoio às reivindicações da categoria, com atenção especial à repressão sofrida pelo teatro de rua e a privatização dos espaços públicos, que afeta as apresentações ao ar livre, principalmente em parques e praças. Grassi ofereceu a Funarte como espaço para realização do próximo Congresso Brasileiro de Teatro, programado para os dias 6, 7 e 8 de abril de 2012. Segue abaixo na íntegra a carta com todos os detalhes:
CARTA DE OSASCO
O Congresso Brasileiro de Teatro, realizado em Osasco, São Paulo, nos dias 26 e 27 de março de 2011, que reuniu profissionais do teatro nacional de vinte estados e do Distrito Federal, com os objetivos de:
discutir e refletir sobre as atuais políticas públicas culturais executadas pelas instâncias públicas e privadas;
e assegurar o debate e a implantação das propostas do setor teatral elaboradas e apresentadas à sociedade e ao Estado, ao longo dos últimos oito anos, decidiu:
considerando os relatos dos congressistas que comprovam que os espaços públicos no Brasil tem sido privatizados, por meio de cobrança de taxas, proibição aos artistas de exercer seu ofício, com o uso de violência física e moral, apesar do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira garantir o direito de ir e vir e a liberdade de expressão, entendemos que a mesma está sendo desrespeitada nas instâncias municipal, estadual e federal;
- elaborar instrumentos jurídicos que regulem a ocupação dos prédios públicos ociosos, bem como imóveis que tenham possibilidade de agregar os artistas;
- criar uma comissão para impetrar uma carta-denúncia que deverá ser entregue em audiência com a Ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos;
- apoiar o projeto de lei federal apresentado pelo Dep. Fed. Vicente Cândido, lido em plenária, que regulamenta a garantia deste direito.
E, também,
considerando os esforços realizados no Congresso Brasileiro de Teatro (1979, em Arcozelo) Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo (anos 80), o Movimento Arte Contra à Barbárie (1998), Redemoinho (2004-2009), Rede Brasileira de Teatro de Rua (2007), que culminaram na elaboração da Lei Prêmio do Teatro Brasileiro,
- exigir, em caráter de urgência, a sua votação pelo Congresso Nacional e, posteriormente, a sua implementação pelo Ministério da Cultura;
- fazer mobilização nacional pela votação imediata do Prêmio Teatro Brasileiro;
A plenária do Congresso Brasileiro de Teatro exige, ainda:
- aprovação imediata do Projeto de Lei PROCULTURA, no qual está inserido o Premio Teatro Brasileiro, com dotação orçamentária própria em Lei especifica;
- a execução, pela FUNARTE, dos editais relacionados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas;
- a definição do dia 27 de março como o Dia Nacional de Mobilização do Teatro;
Ficou decidido que a data do 2º Congresso Brasileiro de Teatro será dias 06, 07 e 08 de abril de 2012 em Brasília, Distrito Federal.
Osasco, 27 de março de 2011, Dia Mundial do Teatro.
Priscila Fernandes
Grupo de Teatro
Atores em Metamorfoses
Nenhum comentário:
Postar um comentário